Minha carreira - Primer RH

7 dicas para reduzir acidentes de trabalho

16 de julho de 2018

 

 

Toda empresa deve dar prioridade ao trabalho seguro, pois só assim será possível reduzir acidentes e evitar problemas judiciais.

 

1. Crie um manual de política de segurança

Produza um documento com regras para evitar acidentes e estabeleça instruções. Caso sua empresa trabalhe com produtos tóxicos e perigosos, as regras devem ser mais rígidas.

2. Conscientize seus funcionários sobre a importância da segurança

Explique a importância de um ambiente de trabalho seguro, reforce suas expectativas sempre que possível e divulgue as informações necessárias para toda a empresa.

3. Corrija os riscos de segurança

Caso alguém encontre um risco de segurança, corrija. Pesquise se seus funcionários têm alguma sugestão sobre melhorias. Crie formulários e deixe que seus empregados respondam anonimamente.

4. Promova treinamentos regulares de segurança

O treinamento deve falar sobre o transporte de objetos pesados, medidas de segurança que devem ser tomadas diariamente, e uso de equipamentos e ferramentas. O tipo de treinamento vai depender do seu negócio.

5. Invista em kit e treinamento de primeiros socorros

O treinamento em primeiros socorros não evita que acidentes aconteçam, mas contribui para que os empregados não sofram feridas mais sérias. Deixe um kit de primeiros socorros sempre disponível para os funcionários em locais acessíveis, contendo os itens básicos.

6. Sinalize os perigos adequadamente

Utilize placas para sinalizar possíveis perigos, como eletricistas mexendo na fiação, buracos, ou uma equipe utilizando escada.

7. Defina saídas de emergência

A empresa precisa contar com saídas de emergência, que devem estar sempre desbloqueadas. Os funcionários devem saber exatamente onde elas se localizam. Também é importante sinalizar essas saídas para facilitar o acesso.

 

Estas dicas podem ajudar a sua empresa a ter um ambiente mais tranquilo. Seus fincionários precisam se sentir seguros e saberem o que fazer em caso de emergência. Esteja sempre prevenido e tenha uma equipe de segurança do trabalho, ou eleja um dos funcionários para ser responsável por direcionar os demais, em situações perigosas.

Compartilhe