Minha carreira - Primer RH

Como superar o medo de entrevistas

4 de junho de 2019

Se em algum momento você ficou nervoso ou estressado com uma entrevista de emprego, saiba que isso é comum e natural. Afinal, estamos em uma fase decisiva, num ambiente ainda desconhecido, e podemos ser surpreendidos por perguntas que não esperávamos de pessoas desconhecidas. Sendo assim, a Primer RH separou dicas, que podem ser conferidas abaixo, para contribuir com seu sucesso.

O primeiro passo é apresentar um currículo elaborado, com informações objetivas e estruturadas, descrevendo as aptidões e experiências profissionais. No documento as informações devem ser coerentes com o que você dirá no processo seletivo.

Antes da entrevista, faça algo muito relaxante!

Um investimento estratégico para os momentos de tensão que antecedem a entrevista é realizar uma atividade que normalmente lhe acalma. Pode ser uma música, livro ou um exercício de respiração, por exemplo. O que importa é chegar na entrevista com o espírito relaxado. Além disso, saia com antecedência para evitar atrasos e use roupas confortáveis e adequadas para a entrevista.

Na hora da entrevista:

1. Entre na sala com postura reta, cabeça erguida e olhando nos olhos de quem o recebe. Isso sugere que você está confiante e seguro de si;
2. Sente-se corretamente, de forma confortável, mostrando auto confiança e ânimo;
3. Converse de forma clara, com coerência e consistência, e sem mentiras e erros grotescos de português;
4. Evite olhar toda hora o relógio, pois demonstra que está com pressa, impaciente e desinteresse no momento;
5. Mantenha o celular no silencioso.

Mas, acima de tudo, pense positivo!

Não encare a entrevista como um julgamento, mas sim, um desafio a ser superado. Lembre-se de tudo que fez até aqui, dos seus sucessos e tentativas, concentrando-se nos pontos fortes que podem contribuir com a empresa. Não se cobre e nem pense no desempenho dos outros candidatos. Concentre sua energia em si mesmo!

Compartilhe