Minha carreira - Primer RH

Como ter um currículo em evidência

20 de Maio de 2019

A busca pelo emprego ideal é um desafio para muitos brasileiros. Segundo os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maioria das pessoas que estão nessa fase ficaram desempregadas há menos de um ano. Pensando nisso, a Primer RH montou uma série de dicas que lhe auxiliarão nessa jornada. Confira!

O que seu currículo deve conter

1. Dados Básicos: nome completo, idade, estado civil, endereço, cidade, telefone e e-mail. Mas atenção, não coloque sua documentação pessoal, como RG e CPF. Estas informações só serão solicitadas no momento da contratação.
2. Formação Acadêmica: colocar o último grau de escolaridade que possui. Contudo, se você possui formação básica, neste caso, é importante ressaltar a série em andamento ou onde parou. Já cursos técnicos devem ser citados se estiverem relacionados com a área pretendida ou se você não possuir curso de graduação.
3. Experiência Profissional: colocar as últimas três empresas que passou. Entretanto, liste apenas as que possuem relação com a vaga que almeja. Por exemplo: você procura uma oportunidade na área administrativa, mas sua última experiência foi como manicure. Neste caso, pode ser mencionado na hora da entrevista, mas não deve ser colocado no documento. A questão é organização. Não é errado ter mais de uma formação ou habilidade, mas as informações devem estar claras para o recrutador.
4. Atividades Complementares: nesse tópico, você colocará seus cursos e trabalhos voluntários. Esse tópico é bem importante, especialmente, para aqueles que buscam o primeiro emprego. Cite suas experiências na faculdade, estágios, trabalhos voluntários, habilidades e aptidões. Busque evidenciar suas características e o que sabe fazer para contribuir com a evolução da empresa.

Bônus: seja objetivo! Você deve informar quais são seus interesses profissionais de forma direta e fique atento aos erros de português. O ideal é que outra pessoa leia seu currículo para apontar possíveis deslizes e erros, pois muitas vezes quem elabora o currículo não enxerga os erros por estar acostumado com a leitura das informações. Além disso, outra pessoa terá a capacidade de avaliar se as informações estão claras e se são de fácil entendimento. Por fim, mas não menos importante, nunca minta em seu currículo, pois ele é um reflexo de quem você é. Esta atitude é antiética e pode arruinar sua carreira!

“Mas como montar meu currículo?”

Calma! Um dos serviços da Primer RH é um modelo pronto de currículo, que você só acrescenta suas informações. Mas atenção: quando enviar por e-mail para algum empregador, salve em PDF. Nunca envie o currículo em arquivo Word. Clique aqui para baixá-lo gratuitamente. Carregue-o uma cópia imprensa quando for fazer uma entrevista, mesmo que já tenha enviado por e-mail, cadastrado no site da Primer RH ou largado no local anteriormente.

Depois de finalizá-lo, cadastre ele no site da Primer RH para concorrer as vagas abertas. Lembre-se: sempre visite o cadastro para atualizar as informações. Manter o currículo em dia garante que você receba as melhores propostas de entrevistas.

 

Compartilhe