Minha carreira - Primer RH

Porquê você deve ter mais criatividade no trabalho e fora dele também

2 de setembro de 2019

Quando pensamos em criatividade, muitas vezes pensamos em suas aplicações na arte. Mas, à medida que a tecnologia muda o nosso mundo por minuto, a criatividade também está se tornando um elemento básico no cotidiano.

 

Pensar fora da caixa é essencial para mudar o futuro que queremos. Ter ideias e soluções que impactem positivamente o dia das pessoas. Mudar aos poucos ou radicalmente para melhor. Mas ainda sim, estamos presos nos quadradinhos minúsculos que nos foram criados. É interessante observar que algumas organizações possuem um departamento “criativo”, o que acaba enviando a mensagem que o resto da organização não precisa ser criativo.

A rotina pode ser extremamente cansativa em meio a uma era de start-ups, automatização total de fábricas, inovações tecnológicas infinitas e milhares de estratégias de diferenciação que aparecem a todo momento, de modo geal, é necessário ter criatividade no ambiente de trabalho.

Por outro lado, as ocupações criativas estão aumentado cada vez mais. As mudanças já estão acontecendo. Mas ainda é preciso fazer mais.

Claro, se adotarmos uma mentalidade de crescimento, percebemos que a criatividade é um músculo que se pode exercitar, uma habilidade que você pode aprender e melhorar. Todos somos criativos – mesmo que não sejamos artistas.

As razões porquê você deve ter mais criatividade no trabalho são:

As melhores ideias vêm quando há conexão com sua zona criativa

Todos e todas temos uma zona criativa, apenas precisamos praticar como acessá-la com mais frequência. Não seria ótimo saber exatamente como sintonizar seus pensamentos criativos sempre que você precisar de um impulso de inspiração? Trazer seu processo de pensamento para uma vibração mais alta e obter suas idéias em uma maior frequência para a criatividade pode realmente afetar sua vida. Escrever pode ser um excelente desencadeador de processos criativos.

A rotina pode minar suas melhores ideias

Nem sempre as técnicas de produtividade ajudaram você a riscar itens da lista de coisas a fazer. Pois, somente quando você aprender a ser mais criativo(a) no trabalho, que você vai se acostumar a se inspirar frequentemente. Você pode até encontrar a sua próxima ideia genial e revolucionária que vai mudar seu estilo de vida, alinhando-se com sua verdadeira essência. Pense em todo o ruído que pode potencialmente estar lhe atrapalhando de encontrar sua inspiração. Aprenda a limitar as coisas em sua vida que bloqueiam seu pensamento criativo.

A felicidade e a saúde só tendem a melhorar

O pensamento criativo é uma espécie de meditação. A vida pode se tornar muito mais descomplicada e você verá o progresso e o crescimento reais se ajustando a esses pensamentos criativos. Sua zona criativa pode ser qualquer coisa pela qual você goste. Se sua intuição irá puxar, você onde você precisa ir.  É natural para nós lutar contra nossas capacidades naturais, mas apenas relaxe. Vai irá se impressionar com o que acontecerá.

A mudança pode acontecer quando você se permitir

Quanto mais pensamentos criativos aparecerem, você tende a ficar cada vez mais confiante. Se você não tem bravura ou não toma aquele próximo passo, quanto mais você se sintonizar com sua zona criativa, mais ação você tomará. A maioria de nós quer mais empoderamento e coragem em nossa vida e acaba criando espaço e tempo para esses tipos de momentos reflexivos. Vale a pena o esforço e o tempo criativo. Os resultados vêm.

Seja a sua melhor versão

As mudanças acontecem. Pense na ideia de que a vida está cheia de surpresas. Se você simplesmente não consegue imaginar uma mudança em sua vida, talvez um novo sonho ou missão, conecte-se sua zona criativa. Ajustar a sua criatividade pode realmente ser o primeiro passo para mudar e sonhos incríveis, levando-lhe a lugares que você nunca imaginou antes.

 

E é claro: mas mesmo que você trabalhe em um ambiente criativo, ainda pode ser difícil criar novas ideias. Por isso é importante você estar o tempo todo se reciclando, entrando em contato com novas pessoas, ideias e formas de pensar, assim você pode orientar sua criatividade em seu trabalho.


“Todos os dias faça alguma coisa de que você tem medo.”— Eleanor Roosevelt

Compartilhe