Minha carreira - Primer RH

Em um mercado competitivo, reter talentos é a chave para o sucesso

2 de Abril de 2019

Em tempos exponenciais, quem identifica as singularidades de sua equipe está à frente dos concorrentes. A disrupção tecnológica transformou o mercado de trabalho nos últimos 10 anos, que tende a mudar ainda mais até 2025: estima-se que a Geração Y – nascida após a década de 2000 – formará 72% dos quadros corporativos. Os Millennials, como também são conhecidos, precisam de experiências para agregar em seus currículos. Mas os rumos delas dependem dos conhecimentos e habilidades de gestão que os líderes das organizações possuem.

No entanto, é complexo lidar e reter talentos. A empresa HayGroup, por exemplo, que é referência no mercado de gestão de pessoas, já constatou que 64% dos negócios têm dificuldades em adotar práticas e políticas que garantem o bem-estar de seus colaboradores. Outras pesquisas da área também mostram que o gasto com a perda de um talento pode custar à corporação até 213% do valor de seu salário. Ou seja, motivos não faltam para que sua empresa também ponha em ação esse novo conceito de gestão.

Por isso, destacamos cinco iniciativas simples e efetivas para lhe ajudar:

1. Construção de um agradável ambiente de trabalho

Ao criar uma atmosfera de harmonia e colaboração, a equipe se sente motivada para enfrentar os desafios em conjunto, o que agrega experiências e resultados em cada um.

2. Valorização da comunicação interna

Sem diálogo não existe evolução no processo. Por isso, é importante a valorização da comunicação para o alinhamento das atividades e, consequentemente, um desempenho positivo da equipe e seus respectivos talentos.

3. Saiba o que os colaboradores têm a dizer

É fundamental que você conheça as pessoas de sua empresa e entenda seus desejos profissionais, expectativas e metas de crescimento. Abrir espaço para a escuta é mostrar que se importa com os colaboradores.

4. Troque vivências

Estimule a troca de conhecimentos entre sua equipe. Uma vez que visionam o mundo (e o ambiente de trabalho) de formas singulares, isso tende ao aprendizado constante e agregador para todos.

5. Ofereça oportunidades

Por fim, mas não menos importante, além de promover o diálogo transparente e aberto entre todos os agentes corporativos, disponibilize oportunidades técnicas, como cursos e imersões. Quando estimuladas, as pessoas se sentem mais confiantes, resultando em mais produtividade.

Compartilhe