Minha carreira - Primer RH

A importância da Ergonomia no Trabalho

7 de novembro de 2018

Ergonomia é conhecida como o estudo da relação entre o homem e o seu ambiente de trabalho. Por meio da ergonomia, especialistas avaliam os riscos presentes nas atividades e determinam as condições ideais para a realização delas.

Exemplos de benefícios para os trabalhadores

Melhora a postura e previne doenças ocupacionais: sentar corretamente na cadeira, ajustar o monitor na altura correta, pernas alinhadas e braços posicionados corretamente, evitam as lesões, fadiga e dores em curto e em longo prazo.

Reduz o sedentarismo e melhora o condicionamento físico: a ginástica laboral estimula o movimento, evitando que a pessoa fique horas na mesma posição.

Exemplos de benefícios para as empresas

Reduz as ausências e afastamentos: A saúde e o bem estar dos funcionários diminui o número de afastamentos por questões médicas ou por acidentes de trabalho, o que eleva a produtividade de toda a empresa;

Diminuição de desperdício: A melhoria no bem estar e o ambiente mais confortável mantêm os funcionários mais motivados e mais atentos às suas atividades. Isso diminui as falhas e a perda de matérias primas utilizadas no processo produtivo.

A ergonomia e seus benefícios para todos

A ergonomia é fundamental para o desenvolvimento e aplicação de técnicas, com objetivo de transformar o trabalho e adaptá-lo às características do homem e do processo produtivo, possibilitando maneiras eficientes e seguras de execução das tarefas, sem comprometer a saúde e o bem-estar do trabalhador.

De modo geral, a ergonomia nas empresas pode ser aplicada através da ginástica laboral, intervalos regulares e rotatividade de tarefas, além da adaptação do ambiente de trabalho de acordo com a função e carga horária do funcionário.

 

E falando em trabalho, cadastre-se em www.primerrh.com.br e candidate-se as nossas vagas. Você pode agendar entrevista diretamente no site! 🙂

Compartilhe