Minha carreira - Primer RH

O que é o eSocial?

13 de junho de 2018

O e-Social é um projeto da Receita Federal do Brasil em conjunto com Ministério do Trabalho, do Instituto Nacional do Seguro Social e da Caixa Econômica Federal, que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. O eSocial tem como objetivo diminuir o trabalho informal no país e identificar fraudes e irregularidades.

Como se adaptar ao eSocial?

A adequação ao eSocial deve ter início na adaptação da equipe. Será necessário treinar os funcionários responsáveis para que eles entendam melhor as particularidades do sistema. É importante que antes mesmo do sistema se tornar obrigatório eles já estejam familiarizados com os processos e saibam como devem proceder para respeitar os prazos estabelecidos por lei e para enviar as informações corretamente.

Com o treinamento, é possível eliminar o máximo possível de dúvidas antes da implantação definitiva do sistema. Além disso, a capacitação prévia também contribui para que os colaboradores se engajem na execução e manutenção do eSocial nas empresas.

Converse com os colaboradores das áreas de contabilidade e recursos humanos da empresa, garantindo que estejam cientes das mudanças a serem implantadas com a plataforma digital, dando atenção especial a estes profissionais. São eles que, na prática, terão que lidar com o sistema diariamente. Uma irregularidade ou erro na inserção de dados, por menor que seja, pode custar tempo e dinheiro.

O que muda com sua implantação do eSocial?

O eSocial será obrigatório e mudará completamente a forma com que as empresas lidam com obrigações de natureza tributária, trabalhista e fiscal. Reunir todas as informações que dizem respeito à vida do trabalhador na empresa em uma única plataforma permite o acesso fácil aos dados inseridos, mas, ao mesmo tempo, exige disciplina para que todas as obrigações sejam cumpridas pelo empregador. As empresas que descumprirem o envio de informações por meio do eSocial estarão sujeitos a aplicação de penalidades e multa.

Quando o eSocial entrará em vigor?

O eSocial já está em vigor, desde janeiro de 2018, para empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões.  A data limite para adequação dos demais empregadores e contribuintes, inclusive micro, pequenas e MEIs que tenham empregado, foi prorrogado para novembro deste ano.

É importante ressaltar que os empregadores devem antes de tudo providenciar a unificação e revisão do banco de dados. É necessário também, neste momento, atualizar as informações de seus funcionários, prestando atenção nas datas limite estabelecidas.

Meus funcionários precisam de qualificação e eu não sei onde encontrar

Fique tranquilo! A Primer RH possui curso de eSocial. Caso você se interesse em ter o curso dentro de sua empresa, podemos adaptar o curso para a sua realidade e vamos até você.

Interessou? Estamos com uma turma de eSocial aberta na Primer RH. Para maiores informações e incrições, acesse: treinamentos.primerrh.com.br/curso-esocial-agora-e-pra-valer/

Ou converse conosco através do e-mail coordenacao@primerrh.com.br e pelo telefone (51) 3042.2842 – Ramal 213.

 

 


Fonte e imagens: Portal eSocial.

 

Compartilhe